terça-feira, 12 de agosto de 2025

Moto Club 4x0 Tupan - Campeonato Maranhense 1986

Embora o time ainda esteja longe do que pretende a torcida, a goleada de 4a0 em cima do Tupan, dia 02 de maio de 1986, deixou animada a galera rubro-negra, assim como devolveu o otimismo aos dirigentes e aos próprios jogadores.

A vitória deixou o Moto em condições de brigar pelo título de campeão do 2º turno, ao mesmo tempo que colocou o “Papão” mais próximo da classificação para o quadrangular decisivo do campeonato.

O meia Jânio, o ponteiro-direita Evandro e o atacante Zé Roberto, foram os mais cumprimentados. Eles tiveram excelente atuação, notadamente Jânio e Zé Roberto, que não vinham se apresentando bem.

Jânio, que reconhece não estar no melhor da sua forma e que ainda não tinha feito uma partida pelo menos razoável, estava satisfeito com o seu desempenho e principalmente com o novo esquema adotado pelo treinador, que permitiu voltar a jogar dentro das suas características, tanto que fez um gol e participou de quase todas as jogadas ofensivas durante a peleja.

O jogador disse que foi a primeira vez que teve liberdade para jogar dentro das suas características, ou seja, apenas com a tarefa de construir as jogadas sem nenhuma responsabilidade com a marcação.

Outro que também estava bastante satisfeito era o atacante Zé Roberto, que em 86, ainda não tinha feito sequer uma partida dentro das suas possibilidades. O artilheiro acha que está superando a fase negra que durava, e só faz alegria aos torcedores, pois os problemas de frustração com a não concretização da venda do seu passe ao futebol equatoriano estão superados.

Quanto a Evandro jogou o que todos esperavam dele e por isso estava, radiante. Só reclamou das pancadas que levou dos beques adversários, que passaram o jogo inteiro cometendo faltas violentas.

O treinador Nelson Gama, em que pese, a má atuação do maranhense Edson, disse ter gostado do desenvolvimento da armação do “Quadro Mágico” durante a peleja.

Comentou ter encontrado a fórmula ideal tanto para a marcação como para a armação das jogadas. “Se Edson tivesse entrado no clima do jogo, a coisa poderia ter sido bem melhor.”

Nelson adiantou que vai continuar escalando quatro homens no meio-de-campo, inclusive com dois cabeças-de-área, mas não quis falar sobre se Edson será ou não sacado.

O treinador preferiu elogiar a boa conduta de Jânio e a volta ao futebol do atacante Zé Roberto. “Esses dois se saíram muito bem e, apesar de qualquer deficiência por isso estou satisfeito.”


.............

Vem ai o livro ALMANAQUE DO FUTEBOL MARANHENSE ANTIGO: PEQUENAS HISTÓRIAS VOLUME 2, publicação do professor Hugo José Saraiva Ribeiro, um apanhado de 94 novas passagens curiosas que aconteceram dentro e fora dos nossos gramados. Clique AQUI para saber mais sobre o novo livro, que será lançado no segundo semestre pela Livro Rápido Editora e tem patrocínio da Max Vetor, Tempero Caseiro e Sol a Sol (Energia Renovável).

Nenhum comentário:

Postar um comentário