quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Moto Club 2x1 Tuna Luso/PA - Campeonato Brasileiro Série B 1994

O Moto Club conseguiu uma vitória importante de 2 a 1 sobre a Tuna Luso, na tarde-noite do dia 18 de setembro de 1994, no Estádio Castelão, pulando de quinto para segundo lugar no grupo A do Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão e ficando à um passo de conquistar a almejada classificação.

O jogo foi muito difícil por- que a Tuna Luso, que tinha ganho de 1 a 0 do Fortaleza, em Fortaleza, no meio de semana, veio a São Luís para buscar um outro resultado positivo utilizando a mesma retranca que lhe deu os dois pontos na capital cearense. O quadro paraense jogou retrancado com apenas um atacante, na expectativa de surpreender no contra-ataque.

O Moto, por causa da forte marcação defensiva da Tuna, teve que se contentar com um empate de zero a zero, no primeiro tempo, pois suas tentativas ofensivas esbarraram sempre no grande número de jogadores que os marajoaras concentraram na sua própria área.

O Papão dominou inteiramente as ações, desde o começo da partida, mas, no primeiro tempo, insistiu muito em repetir as jogadas pelas pontas, para o que a Tuna já estava preparada, tanto que neutralizou todas as investidas motenses.

No segundo tempo, entre- tanto, o Moto voltou com duas importantes alterações: Meinha colocou em campos Marcos no lugar de Palhinha e Edinho no posto de Edgar. As mexidas deram certo, porque o time rubro-negro ficou mais leve em campo e com outras jogadas, que a Tuna não esperava. As variações ofensivas com os ataques puxados por Zé Filho, sempre em grande velocidade, surpreenderam os paraenses.

Foi graças ao crescimento de produção de Zé Filho, que passou a puxar os contra-ataques, pelo meio, partindo de trás com a bola dominada, foi que o Papão conseguiu furar o bloqueio tunante.


O primeiro gol motense foi marcado aos 12 minutos. Zé Filho puxou um rápido ataque pela ponta direita. Tabelou rápido com Ismael e recebeu na frente. Antes da bola sair pela linha de fundo Zé Filho fez o cruzamento na medida para Marcos, no primeiro pau, entrar entre os beques e cabecear para o fundo do barbante, sem apelação para o goleiro Altemir e para os zagueiros.


Ao sofrer o gol, como já era esperado, a Tuna se abriu. O time paraense, que estava todo na defesa, saiu para o ataque e aí Zé Filho deixou e rolou passando a se constituir no grande nome da partida.

Zé Filho desequilibrou e o Moto só não chegou à uma goleada porque os seus atacantes desperdiçaram chances incríveis, como numa bola que o meia serviu ao centroavante Luís Carlos Peão, que na cara do gol, chutou para fora, com a perna esquerda.


Com a Tuna buscando o ataque, o Moto chegou à marcação do segundo gol aos 37 minutos. Foi, novamente, numa jogada de Zé Filho. Edinho roubou a bola no meio-de-campo e passou a Zé Filho, que, rápido, se livrou da marcação e fez um lançamento preciso para Ismael, que se infiltrou entre os beques. Ismael driblou o goleiro e chutou com o arco vazio para o fundo do barbante levando a torcida motense ao delírio.

O jogo ficou fácil para o Papão, que, entretanto, se descuidou da defesa permitindo a Tuna chegar com perigo ao último reduto guarnecido por Jorge Pinheiro.

Foi numa dessas avançadas do Moto, já no final, aos 45 minutos, que a Tuna fez seu gol de honra. A defesa ficou o mano a mano com os atacantes. A tabela foi feita e a bola sobrou para Cassinho chutar violento, no canto baixo direito de Jorge Pinheiro, para fazer 2 a 1.

Depois disso, não houve tempo para mais nada. A partida acabou longo em seguida com a vitória importante do representante maranhense.

Enquanto o jogo estava de zero a zero, o árbitro piauiense Emílio Porto apitou o jogo sem maiores problemas. Quando o Moto fez 1 a 0, o juiz passou a distribuir cartões amarelos aos jogadores do Papão e marcar faltas nas proximidades da área time maranhense, numa impressão de que estava quer do ajudar os visitantes.

A arrecadação do jogo somou a quantia de R$ 4,901,00 para 3.945 pagantes. A renda muito prejudicada pela confusão que se formou com respeito ao local do jogo. Muita gente foi pro Nhozinho Santos, quando o jogo aconteceu no Castelão.




FICHA DO JOGO

Moto Club 2x1 Tuna Luso/PA
Local:
Estádio Castelão    
Renda: R$ 4,901,00
Público: 3.945 pagantes
Juiz: Emílio Porto/PI
Bandeirinhas: José Antônio da Costa/PI e Ianaque Alencar
Gols: Marcos aos 13, Ismael aos 38 e Cassinho aos 46 minutos do segundo tempo
Moto Club: Jorge Pinheiro; Araujo, Edson Barros, Luís Paulo e Maguila; Hélio, Edgar (Marcos) e Zé Filho; Ismael, Luís Carlos Peão e Palhinha (Edinho). Técnico: Edmilson Gomes "Meinha"
Tuna Luso/PA: Altemir; Paulinho, Juninho, Sérgio e Manoel; Alves, Ondino e Jobson; Amaury (Lino Marques), Cassinho e Toninho (João Lima). Técnico: Nélio Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário