segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Fortaleza/CE 3x2 Moto Club - Campeonato Brasileiro 1994

Levando três gols de bola parada, o Moto Clube foi derrotado por 3 a 2 pelo Fortaleza, na tarde-noite do a 11 de setembro de 1994, em Fortaleza, no Estádio Presidente Vargas, resultado que lhe deixou numa situação delicada dentro do Grupo A do Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão.

O representante maranhense, mesmo jogando com um meio de campo improvisado, em função da suspensão do volante Hélio, que fez muita falta, até que aguentou bem a pressão do Fortaleza no primeiro tempo, que terminou com o empate de 1 a 1.

O Moto deu um susto no Fortaleza ao sair na frente do marcador. Marcos, numa jogada de Araújo, pela direita, aos 6 minutos de jogo fez 1 a 0, quando a pressão do tricolor cearense era muito grande.

O gol fez o Moto respirar um pouco e passar a tocar melhor a bola, mas aí aconteceu uma falta, na ponta direita, que Arturzinho cobrou na marca do pênalti para Edmar, aos 10 minutos, golpear de cabeça, na frente dos três zagueiros da área do Papão e empatar o jogo.

O Moto, no primeiro tempo, ainda teve uma grande oportunidade para passar à frente do placar, com Marcos, que errou o Chute, numa jogada parecida
com a do primeiro gol rubro-negro. O Fortaleza, por sua vez, diminuiu seu ritmo, embora tenha dominado boa parte da fase inicial.

No segundo tempo, o Moto voltou com Mauro no lugar de Ari, numa tentativa do treinador Meinha de corrigir o problema do meio de campo. A saída de bola, da defesa para o ataque melhorou, mas a marcação da zaga ficou falha, pois a tarefa do combate ficou apenas com Edgar.

Trabalhando melhor a bola, o Moto se mandou para o ataque no começo do segundo tempo. Criou várias jogadas, uma que quase redunda em gol, inclusive, com Ismael chegando tarde para completar um cruzamento de Zé Filho.

Quando o Moto, porém, estava bem melhor no jogo, o Fortaleza desempatou a partida, aos 18 minutos, novamente numa jogada de bola parada. Foi numa falta cobrada por Arturzinho, num cruzamento parecido com o do seu primeiro gol. A bola, cruzada da direita para a esquerda, encontrou Edmar livre para cabecear para o fundo do barbante do goleiro Jorge Pinheiro, que nada pode fazer.

O gol do Fortaleza desnorteou o Moto. O time maranhense sentiu o impacto do segundo gol cearense e o tricolor cresceu dentro de campo empurrado pela sua torcida.

Na base do desespero, o Moto partiu para cima e num contra- ataque Edmar escapou pela esquerda ficando no mano a mano com Edson Barros, que, ao ser driblado, foi obrigado a fazer a penalidade máxima. O Moto reclamou, mas o pênalti existiu. O encarregado da cobrança foi o veterano Mirandinha, que chutou forte e rasteiro no canto baixo direito do goleiro Jorge Pinheiro fazendo 3 a 1 para o Fortaleza.

O treinador Meinha sentindo que era preciso fazer alguma coisa promoveu a segunda alteração. Tirou Palhinha e colocou Edinho. O Moto cresceu de produção e passou a levar perigo contra o último reduto cearense.

O Papão chegou ao segundo gol aos 35 minutos, outra vez com Marcos. A jogada foi de Zé Filho, que cruzou da ponta direita, Marcos, na frente de Flávio só teve o trabalho de mandar a bola para o fundo do barbante.

O Moto ainda tentou o gol de empate, mas o Fortaleza se fechou na defesa e passou a fazer cara. O árbitro piauiense Francisco Nilton dos Santos terminou a partida faltando um minuto para acabar o tempo, o que gerou protesto dos motenses.


FICHA DO JOGO

Fortaleza/CE 3x2 Moto Club
Local:
Estádio Presidente Vargas (Fortaleza/CE)
Renda: R$ 13.793,00
Público: 4.272 pagantes
Juiz: Francisco Nilton dos Santos/PI
Bandeirinhas: Edmilson Timóteo/PI e Antônio Launde/CE
Gols: Marcos aos 6 e Edmar aos 10 minutos do primeiro tempo; Edmar aos 18, Arthurzinho aos 27 e Marcos aos 35 minutos do segundo tempo
Fortaleza/CE: Flávio; Expedito, Fernando, Cláudio e João Marcelo; Airton Fraga, Edmar e Arthurzinho; Celso Luís, Cláudio José (Ademilton) e Osmar (Sérgio). Técnico: Gil Alves
Moto Club: Jorge Pinheiro; Araújo, Edson Barros, Luís Paulo e Maguila. Ari (Mauro), Edgar, Zé Filho e Palhinha (Edinho); Ismael e Marcos. Técnico: Edmilson Gomes "Meinha"

Nenhum comentário:

Postar um comentário