segunda-feira, 22 de julho de 2024

Sampaio Corrêa 1x1 Internacional/RS – Campeonato Brasileiro 1974

Dois gols em duas bolas despretensiosas e o jogo ficou no empate de 1 a 1, resultado que não deixou de ser justo para o que jogaram Sampaio Corrêa e Internacional, na noite do dia 06 de abril de 1974, pelo Campeonato Brasileiro. Um jogo lento e até certo ponto irritante no primeiro tempo, com as duas equipes muito presas ao sistema de defesa e cautelosas no meio de campo em condições equilibradas. Poucas jogadas de ataque e o Internacional virou o primeiro tempo ganhando de 1 a 0 graças a uma falha da defesa boliviana. Lula levantou uma bola da esquerda, sem nenhuma intenção de gol. Orlando parou, esperando que Santos, bem colocando no lance, rebatesse ou atrasasse, mas o zagueiro também esperou pela saída do goleiro. Na indecisão dos dois, Pedrinho aproveitou e entrou por trás para ganhar fácil do lateral e chutar para o gol, aos 41 minutos.

O primeiro tempo já mostrara o meio de campo do Sampaio excessivamente lento e o técnico González inteligentemente tirou Sérgio Lopes para lançar Nandes, no que foi muito feliz. O Inter sentiu a pressão e o maior volume de jogo que o Sampaio passou a impor.

Os gaúchos reagiram e mantiveram ainda o equilíbrio. Os goleiros passaram a ser mais assediados e Orlando teve oportunidade de fazer duas defesas sensacionais. Os bolivianos continuaram ganhando terreno adversário e o empate surgiu aos 18 minutos, com Dionísio cobrando falta quase da intermediária. Cobriu a barreira e o goleiro Rafael pegou um autêntico frango. A bola mal chegou ao fundo da rede. O chute de Dionísio passou pela barreira e quicou no terreno. Rafael se ajoelhou para a defesa, mas foi traído pelo pique da bola. Era o empate que só poderia sair mesmo de um lance de bola parada, já que mesmo com a reação do time local a defesa do Inter nunca se perturbou e impôs respeito e segurança em todos os lances.

Com o empate, o jogo ganhou mais movimentação. O Internacional respondeu logo na saída da bola com um contra-ataque perigoso e novamente Orlando saiu firme para a defesa num chute de Lula. Passado o impacto do empate, os dois treinadores tentaram decidir o jogo. Alfredo González fez outra boa substituição lançando Djalma para o lugar de Adelino e Minelli respondeu queimando suas duas substituições de uma só vez. Tadeu e Escurinho para os postos de Djair e Claudiomiro. O Inter passou a tentar os contra-ataques, mas o Sampaio se resguardou bem e da metade do segundo tempo em diante as duas equipes se davam por satisfeitas com o resultado. Tomaram a bola, gastando o tempo e terminaram o jogo praticamente como iniciaram, presas ao meio-campo, com raras situações de gol. O jogo de pouca vibração, mas que agradou à torcida local pelo resultado.




FICHA DO JOGO

Sampaio Corrêa 1x1 Internacional/RS
Local:
Estádio Nhozinho Santos
Renda: Cr$ 106.151,00
Público: 14.773 pagantes
Juiz: Saul Mendes/BA
Gols: Pedrinho aos 41 minutos do primeiro tempo; Dionísio aos 17 minutos do segundo tempo
Sampaio Corrêa: Orlando; Marinho, Morais, Raimundo e Santos; Lourival e Sérgio Lopes (Nandes); Jorge Luís, Adelino (Djalma), Dionísio e Ailton. Técnico: Alfredo Gonzalez
Internacional/RS: Rafael; Valdir, Figueroa, Pontes e Vacaria; Dovar e Dorinho; Pedrinho, Djair (Tadeu), Claudiomiro (Escurinho) e Lula. Técnico: Rubens Minelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário