sábado, 22 de junho de 2024

Moto Club 0x0 Rio Negro/AM – Campeonato Brasileiro 1983

O empate de 0 a 0 entre Moto Club e Rio Negro de Manaus, verificado no dia 06 de fevereiro de 1983 no Castelão, em prosseguimento ao Campeonato Brasileiro de 1983, acabou sendo um justo resultado para o bom futebol apresentado pelas duas equipes, numa partida muito movimentada e que teve lances de perigo para os dois goleiros.

O Moto começou o jogo com Zé Carlos na ponta-esquerda, tentando repetir o mesmo esquema dos compromissos anteriores e com isso perder muito de sua agressividade, o que só foi conseguido após os 20 minutos do segundo tempo, quando o técnico José Eduardo colocou Valdo para trabalhar pelo setor esquerdo. Justamente Valdo foi quem quase marcou o gol da vitória rubro-negra, depois de uma excelente jogada de Newton, que penetrou driblando em diagonal e serviu ao seu companheiro, que foi chegando e chufando violentamente, indo a bola se chocar no travessão com o goleiro Tobias já totalmente batido no lance.

Além desses, outras chances foram desperdiçadas pelo Papão, como aos 22 minutos do período complementar, quando Valdo chutou rasteiro e Tobias largou sem que Paulo Cardoso tivesse tempo de chegar na bola face a ponta intervenção da zaga que chutou para a linha de fundo salvando uma situação perigosa.

A pressão motorizada aumentou de forma esmagadora com a entrada de Valdo e logo em seguida com a de Cabecinha em substituição a Cardoso. Os dois passaram a dar mais trabalho aos zagueiros amazonenses, que a todo instante procuravam simular contusão na tentativa de sair do sufoco. O Rio Negro também teve excelentes oportunidades nos contra-ataques velozes puxado pelo ponteiro Tiquinho e pelo gigante Alcino. Várias vezes Alcino ficou cara a cara com Samuel e não soube aproveitar, inclusive no primeiro tempo, quando aos 38 minutos recebeu em completo impedimento e jogou para fora.

No período final, quando o Moto passou a dominar inteiramente as ações, o Rio Negro passou a explorar bem mais os contra-ataques e quase consegue sair com o triunfo, não fora a boa performance do goleiro Samuel, que por três vezes saiu da meta para salvar nos pés dos amazonenses.

Deu a impressão de que o treinador José Eduardo custou muito a modificar o quadro do Moto, que por jogar em casa e encontrar um time do mesmo nível, tinha a obrigação de tomar a iniciativa dos ataques e não esperar para contra-atacar, como é característico com a presença de Zé Carlos em campo com a camisa 11.

De qualquer foram, embora não tenha sido um excelente resultado, o empate frente ao Rio Negro não pode ser lamentado pelo futebol apresentado pelo quadro visitante, que se manteve à frente do Moto na classificação.





FICHA DO JOGO

Moto Club 0x0 Rio Negro/AM
Local:
Estádio Castelão
Renda: não divulgada
Público: 14.113 pagantes
Juiz: Luís Vieira Vilanova/CE
Bandeirinhas: Renato Rodrigues e Sérgio Faray
Moto Club: Samuel; Cabrera, Irineu, Guaraci e Tião Bahia; Tião, Lutércio e Raimundinho; Newton, Paulo Cardoso (Cabecinha) e Zé Carlos (Valdo). Técnico: Zé Eduardo
Rio Negro/AM: Tobias; Jair, Toninho, Darinta e Tonho; Dalmo, Raulino (Índio)  Berg; Pedrinho (Zé Luís), Alcino e Tiquinho. Técnico: Ivan Gradim

Nenhum comentário:

Postar um comentário