quinta-feira, 15 de maio de 2014

Especial: conheça os adversários do Moto Club na Série D

Texto extraído do Imirante



Era para ser apenas a solução de um pequeno impasse no Campeonato Brasileiro Série D, mas o evento realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na tarde desta quinta-feira (15), acabou sendo de grande importância para os torcedores do Moto Club. Apesar de não ter lançado a tabela completa da Quarta Divisão, como era esperado, a entidade se antecipou e anunciou os adversários do Papão na disputa do torneio, que terá início a partir da segunda metade de julho. Além disso, foi definido o destino do 41º time participante na Série D: o Rio Branco (AC).

O diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, foi o responsável pela ‘divulgação’ dos oponentes do Moto, que será o único representante do futebol maranhense na Série D. Entretanto, o anúncio saiu com uma gafe: ao invés de mencionar o Rubro-Negro, Elísio se confundiu e disse o nome do Maranhão Atlético Clube, que esteve presente na última edição e não conseguiu a classificação para a disputa em 2014. Com o Rio Branco sendo designado ao grupo A1, o Moto ficou em uma chave com mais quatro equipes. Confira quem são os primeiros adversários do Papão na Quarta Divisão.

Com previsão inicial de 40 participantes, a Série D acabou ganhando mais um time na disputa por causa do imbróglio judicial que ocorreu na Série C de 2013: o Rio Branco ganhou o direito de disputar a Terceirona e acabou ampliando o torneio para 21 times, além de abrir mais uma vaga na zona de rebaixamento. Curiosamente, o Estrelão fez uma das piores campanhas da história da Série C e acabou se tornando o quinto time rebaixado na disputa. Por causa disso, a Série D abrirá uma exceção em 2014 e terá 41 equipes, com o número inicial de participantes voltando ao normal na próxima edição.

Antes do sorteio, a CBF informou que a equipe do Rio Branco ficaria em um dos grupos regionais: o grupo A1, com equipes do Norte, e o grupo A2, com predominância de times nordestinos. No fim das contas, o sorteio beneficiou o Estrelão, que ficou na chave do Norte e terá que percorrer distâncias menores na primeira fase. Na etapa inicial da Quarta Divisão, o Rio Branco enfrentará Princesa do Solimões (AM), Santos (AP), São Raimundo (RR) e os representantes de Acre e Rondônia.

CLUBE DO REMO (PA)

Classificado como: Finalista do Paraense 2014 (o Paysandu, que briga para ser o outro finalista, já está na disputa da Série C). Equipe tradicional da região Norte, com mais de 100 anos de fundação, dono de uma torcida apaixonada, 42 vezes campeão paraense e vencedor da Série C em 2005. Com todo esse retrospecto, o Clube do Remo entra na disputa da Série D como um dos favoritos ao acesso. Afinal de contas, o Leão Azul chega credenciado pela boa campanha no Estadual, onde faturou o primeiro turno e garantiu vaga na decisão do returno. Os grandes destaques do time azulino, treinado por Roberto Fernandes, são os meias Eduardo Ramos e Thiago Potiguar. O zagueiro Carlinho Rech, que subiu com o Sampaio na Série D de 2012, também faz parte do elenco remista.

 Com ótima campanha no Paraense, o tradicional Remo e sua forte torcida prometem ser o grande oponente do Moto no grupo A2

 GUARANY DE SOBRAL (CE)

Classificado como: Quarto colocado do Cearense 2014 (o campeão Ceará e o terceiro colocado Icasa disputam a Série B, enquanto o vice-campeão Fortaleza joga a Série C). Único clube do futebol cearense a conquistar um título brasileiro (a Série D de 2010), o Guarasol fez uma boa campanha na Copa do Nordeste, chegando até as quartas de final, mas acabou fazendo um Campeonato Cearense bem irregular, sendo eliminado pelo campeão Ceará. Diante de um grupo com duas torcidas fortes, como são as de Remo e Moto, o time de Sobral entra como azarão e espera voltar a surpreender na Quarta Divisão.

Campeão da Série D em 2010, o Guarany de Sobral quer surpreender novamente

INTERPORTO (TO)

Classificado como: campeão tocantinense de 2013. Vencedor do Tocantinense na última temporada e semifinalista do torneio em 2014, o Tigre de Porto Nacional foi apresentado aos maranhenses durante a Copa do Brasil, quando fez dois jogos contra o Sampaio Corrêa e acabou eliminado após um empate no Tocantins e uma derrota no Castelão. A base do time que enfrentou o Bolivão permanece, com destaque para o zagueiro Eraldo e os atacantes Lourival e Fábio Bala. No banco de reservas, Carlos Magno substitui Roberto Oliveira.

Eliminado pelo Sampaio Corrêa na Copa do Brasil, o Interporto voltará a São Luís para enfrentar o Papão

PIAUÍ 1

Enquanto Remo, Guarany de Sobral e Interporto já garantiram suas vagas, o Moto ainda desconhece um dos seus adversários: o representante do Piauí. A final do Estadual será realizada entre Piauí (campeão do primeiro turno) e River (vencedor do returno), que decidem o título e a vaga na Série D nos dias 18 e 25 de maio. Enquanto o Piauí confia na experiência do técnico Paulo Moroni para vencer, o River se apoia na experiência do atacante Marciano e do treinador Josué Teixeira, com passagens por Sampaio Corrêa e São José de Ribamar.

River (de camisa branca) e Piauí (camisa azul) disputam a vaga do Piauí na Série D

Nenhum comentário:

Postar um comentário