terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Livro Maranhão Atlético Clube - SEJA UM PATROCINADOR


Clique na imagem para acessar o site do livro do MAC
 
A publicação do livro "Salve, Salve, meu Bode Gregório: a História do Maranhão Atlético Clube" é baseado em um trabalho com a duração de aproximadamente dois anos, em coleta dos mais diversos materiais (entrevistas, fotos raras e inéditas de arquivos pessoais de ex-atletas e de acervo público, textos raros e de difícil acesso ao público em geral, resultados de jogos e torneios, etc.). O livro apresenta alguns dados históricos acerca da citada agremiação, uma das mais importantes do Estado do Maranhão e da região Nordeste, e trata sobre diversos momentos da história do referido clube, como a sua criação, a inserção do mesmo dentro do contexto histórico e político maranhense, algumas particularidades e informações sobre bastidores e atletas da agremiação. Através do conhecimento envolto em mais de oito décadas, é possível entender a importância do mesmo para a população desportista do nosso Estado.

A publicação, de autoria do professor Hugo José Saraiva Ribeiro, é um trabalho histórico sobre os 81 anos de fundação do clube maranhense. Tomou-se como base a carência de um material impresso para que os profissionais da área esportiva, torcedores da referida agremiação e de outros clubes e o público em geral tivessem acesso às informações sobre a história do Maranhão Atlético Clube, que muitas vezes são desconhecidas de todos. A aquisição deste material torna-se interessante também para os profissionais que trabalham com essa área ou parte dela, como historiadores, jornalistas, professores e pesquisadores.

O objetivo deste livro é tentar fazer um estudo histórico e um resgate, recuperar e organizar fontes literárias e documentais e reagrupá-las, para se constituírem em um conjunto no qual a memória coletiva passe a ser valorizada, através da leitura de cronistas de época (fontes primárias) e de historiadores (fontes secundárias). Para tanto, na elaboração deste estudo historiográfico, fez-se uso de alguns jornais (Pacotilha-O Globo, Folha do Povo, Diário de S. Luiz, Jornal do Dia, Correio da Tarde, Jornal Pequeno, Tribuna, O Esporte, O Estado do Maranhão, O Imparcial, etc.), artigos, livros ("Pela Linha de Fundo: futebol maranhense no nacional"; "Esporte: um mergulho no tempo", etc.), registros públicos (Diário Oficial do Estado, Álbum do Estado do Maranhão, etc.); relatos de alguns historiadores, de torcedores, ex-dirigentes, conselheiros e ex-jogadores, demonstrando a importância do Maranhão Atlético Clube para o desporto local.

SEJA UM PATROCINADOR DO LIVRO DO MARANHÃO

Cotas de patrocínio a partir de R$ 50,00 com vantagens

Acesse o site e conheça as cotas de patrocínio:



Nenhum comentário:

Postar um comentário